Uma indagação lançada pelo Blog "Portal Exame de Ordem" de autoria de Maurício Gieseler no último dia 01 de Abril de 2015 com o título: "segurança prende, a população aplaude e advogados soltam" traz ainda o universo que é desconhecido pela população sobre a atividade advocatícia. Uma pessoa que se dedica 05 a 06 anos a depender da Faculdade para aprender todas as esferas do Direito, fazem isso por um amor diferenciado a Justiça.
A população faz juízos como:
- "Ah, advogado é uma raça que só atua por dinheiro. Todo advogado só quer dinheiro"
-"O Advogado Fulano de tal pegou todo o dinheiro e sumiu, não resolveu em nada"
E por ai vai. Gente, não julgue a exceção pelo todo. Somente um advogado poderá achar meios de controlar as regras sociais de convívio junto aos Tribunais. Os Advogados se arriscam muito quando tem de ir a uma delegacia pra soltar pessoas que as vezes não fazem ideia de quem é que quer a liberdade. O Direito e a Medicina são áreas fundamentais e estão no topo de cursos procurado pelas pessoas. Se pessoas colocam faixas criticando advogados por que não fazem isso com os médicos que estão se descredenciando dos Planos de Saúde e se tornando médicos particulares, cobrando R$ 300,00 reais para uma consulta rápida e que nem sempre soluciona algum problema.
Toda profissão há de ter alguma crítica a receber, mas toda profissão tem sua importância fundamental. Se há ganância ou atuação apenas para ter dinheiro isso é uma exceção. Agora a advocacia é uma profissão linda. Uma profissão desafiadoras que somente quem atua sabe o quanto desgasta, mas vale a pena. Sabe-se que reconhecimento de verdade NUNCA se terá. Porque a exceção mancha toda uma categoria.
Valorizar uma profissão não depende do que a população vai achar e sair falando. Estamos aqui para "quebrar a cara" de quem vem falar mal daquilo que escolhemos ser. Um perito sofre críticas, reclamações por atrasos na chegada do local de crime, pessoas julgam muito mas julgam errado. Fácil falar mal de uma categoria, difícil é exercer o que somos.....advogados, médicos, peritos, engenheiros, arquitetos. Só fazemos aquilo que escolhemos ser, agradar nem sempre é um objetivo alcançado, mas realizar um bom trabalho vale mais a pena do que esperar reconhecimento de quem nunca seremos reconhecido.
Exceção não é a regra
Texto que dedico em resposta ao post do Advogado que mais se dedica ao Exame de Ordem, Maurício Geiseler.
Autora do Texto: Raphaela Souza
Perita Judicial
Nenhum comentário:
Postar um comentário