
Hoje em terras Paraenses a chuva tomou conta da capital. Não foi uma chuva pequena, foi muita chuva. Mas, quando chove assim só nos resta um sentimento, o medo.
É isso mesmo, vejam só o resultado da noite.
1- Nos pontos de alagamento bandidos fazem arrastões, roubando com arma de fogo todos os motoristas que trafegam em áreas conhecidas.
2- Bandidos tentam assaltar e acabam mortos, porque a população não aguenta mais isso. Esperar que a lei mude, que hajam mais policiais nas ruas, que a Prefeitura local tome providências não dá mais. Você sai de casa sem saber se volta, sem saber se vai ser alvo de bandidos.
3- Bandidos dentro de um shopping realizam assaltos na praça de alimentação. Pera lá, shopping!!!lugar que você não imagina que será alvo de bandidos.
Os bandidos tomam conta da sociedade. Roubar, matar, extorquir, sequestrar, furtar, dentre outros é mais cômodo do que ter um trabalho digno e ralar pelo dinheiro. Tornou-se comum ao nos despedirmos de colegas, amigos e família falarmos "cuidado por ai, não dei bobeira, não mostre celular, não fale com estranhos". Não conhecemos mais as pessoas.
Existem que já nascem com essa índole de frieza e ambição. Em outros casos a falta de oportunidade gera revolta e ódio e leva o indivíduo a cometer ilícitos. E também a culpa é do governo, por não implementar medidas que controlem a criminalidade em sua proporcionalidade.
Deveria haver a pena de morte nos dias de hoje. Eles tem coragem de matar mas não querem morrer. Acham que a morte satisfaz e resolve os problemas. Então depois de respeitar todo tramite legal e depois de muitos estudos o indivíduo em último caso pagaria com a morte. Mas isso é Brasil, hoje você pensa mil vezes antes de comprar um iphone ou algo caro. Comprar pra deixar em casa, que as vezes é o lugar mais perigoso que temos para deixa nossos bens.
Visto isso tudo como é que você acha que o perito auxilia na justiça?
Há quem ache que se houver câmeras no local que atestem os fatos não seria necessário uma perícia ser realizada. Engano seu. A elucidação ou esclarecimento dos fatos vem com a analise de local de crime. Friso aqui que os vestígios detalham os fatos, a impressão digital determina as pessoas e o corpo consuma o crime em casos de morte da vítima.
A simples coleta das impressões digitais, inserção do fragmento no AFIS, que é um sistema que contem um banco de dados de nome de pessoas envolvidas com o crime e estudo das linhas papilares não é suficiente. A perícia aqui busca detalhar o que pode ter acontecido e os dados dos envolvidos, mas cabe ao Delegado de Polícia em Inquérito Policial ir atrás das pessoas para descobrirem seu real envolvimento. Não é a perícia que indica o grau de culpa, mas sim o grau de envolvimento e participação das pessoas.
Então qual o grau de dificuldade que tem-se para fazer a justiça que tantas pessoas que são vítimas de crimes, assim como as famílias que perdem seus entes?
Gente, é muito grande a dificuldade. Vocês já viram a quantidade de crimes que ocorrem para a quantidade de policiais e juízes? quantas prisões em flagrante são realizadas por dia? O problema é social e governamental. A falta de políticas públicas severas e a criação de medidas que punam de verdade as pessoas que cometem crimes é que precisam ser reanalisadas.
Enquanto o governo não faz nada os Estados continuarão registrando vítimas e mais vítimas. E os trabalhadores com suas famílias de bem continuam reféns do medo e não conseguem mais sair de casa com medo de não voltar.
O trabalho policial, pericial e judicial não é nada fácil. Não se trata de incompetência desses agentes, trata-se de um número alarmante de casos por dia que sai do controle.
Autora do texto: Raphaela Souza
Perita Judicial
Nenhum comentário:
Postar um comentário